terça-feira, 2 de novembro de 2010

As eleições acabaram... muita calma nesta hora...

Dilma venceu. O projeto político do PT venceu. Lula venceu. Espero que todos tenhamos, de uma forma ou de outra, vencido com as Eleições 2010. Agora é esperar que o tempo possa apagar os recalques que surgiram com o resultado. Apesar disso, alguns absurdos precisam ser comentados:

Primeiro: O Brasil não ficou dividido com o resultado (muitos sites mostram o mapa eleitoral dividido em estados de cor vermelha e outros em azul e sugerem uam divisão). O Brasil sempre foi dividido entre aqueles que tudo ou nada têm, e um bando de gente entre os dois. O Brasil tem uma das piores distribuições de renda do mundo, o que permite que coexistam no mesmo país poucos (pouquíssimos) muito ricos e muitos (muitíssimos) pobres. Esta divisão não foi o governo Lula que inventou. Ela sempre existiu. Ao contrário, o governo Lula diminuiu o número de muitos pobres (ou miseráveis). Se os que querem que a renda seja dividida votam por este motivo... Ótimo!!! Aliás, melhor impossível.

Segundo: Uma série de reportagens e comentários sugerem que a responsabilidade maior pela eleição da Dilma foi das regiões norte e nordeste. Bom, estas regiões são as mais pobres do país, portanto, é natural que a melhoria do nível de renda e emprego de seus habitantes tenha reflexo direto na escolha do candidato (candidata, mais especificamente). Apesar disso, Dilma teria sido eleita mesmo sem contar os votos da região nordeste e norte, já que teve na região sudeste (isso mesmo, a mais rica e desenvolvida do país) mais de 1,6 milhões de votos de vantagem. Dilma perdeu nas regiões sul (por pouco mais de 656 mil votos) e centro-oeste (por pouco mais de 134 mil votos). Logo, a vantagem de Serra não seria suficiente para ganhar a eleição. Dilma perdeu em SP mas venceu com grande folga em MG e RJ.

Por último, as eleições são fundamentais em um modelo de democracia que ainda praticamos e acreditamos. Eleições não são rinhas de galo... Ou de vale tudo (se é que há alguma diferença com a rinha de galo com exceção dos contendores)... nâo é a força que deve ganhar, mas os argumentos... Não se deve fomentar o ódio e o revanchismo... Nas eleições devem ser discutidos projetos para o Brasil. O Brasil é um país formado por 5 regiões geográficas e que está crescendo de forma menos concentrada, o que, convenhamos, é melhor pra todo mundo.

Boa sorte Dilma, primeira mulher Presidente do Brasil!!!

Nenhum comentário: