quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sobre o futebol

Neste final de semana assisti a um jogo do Santos, para mim o melhor time do Brasil disparado, contra o Palmeiras. Como todos os que gostam e acompanham o futebol já sabem, o Palmeiras ganhou do Santos por 1x0. Normal. Afinal, clássico é clássico e vice-versa.
O problema não foi a derrota, o que me irritou foi ver nos jornais, mais uma vez, a baboseira sobre os grandes méritos do técnico do Palmeiras. O que é isso? O Palmeiras vai lá, em uma jogada individual faz um gol e os jornalistas esportivos ficam jogando confete em um dos mais retranqueiros técnicos brasileiros dos últimos tempos. Um técnico que bota o time inteiro pra marcar (e dar porrada) e de vez em quando consegue alguma coisa por mérito de um jogador (ou 2 como na Copa de 2002 - Ronaldo e Rivaldo). Faça-me o favor... O melhor futebol do mundo não merece Felipões, Muricys, Roths, Adilson Batistas e congêneres.
Outro assunto que me deixa irritado no futebol é a intromissão das pessoas nos contratos firmados pelos jogadores. Agora, é a pressão exercida sobre o Ganso, melhor camisa 10 típico que surgiu depois do Rivaldo (que nem era tão camisa 10 assim, e por favor não me falem do Ronaldinho Gaúcho ou, pior ainda, do Kaká). O Santos que explorar os direitos de imagem do jogador e renovar o seu contrato para ganhar mais com a sua transferência e o jogador não quer. Ora, o jogador tem o direito de trabalhar onde quiser. Agora estão querendo (Santos e Imprensa) rotular o jogador de "mercenário". Tá bom. O jogador que prioriza interesses econômicos é mercenário, mas o jornalista, o diretor de futebol, o professor, o advogado, o médico e todos os outros profissionais do mundo que fazem o mesmo são o que? Por que cada um não cuida da sua vida!!!
E aqui em SC, o Figueira ganhou do Avaí dentro da Ressacada. Resultado normal, mas que gera muita repercussão. O problema, mais uma vez, foi a violência das torcidas. É realmente assustadora. Gosto de futebol e de ir ao Estádio, mas não me aventuro mais. Talvez quando os meus filhos ficarem maiores eu tenha que ir novamente. Menos desastroso que, como não sou torcedor de nenhum dos dois times da capital, não fico tão abalado. Ainda assim, em jogos do Brasileirão (Flamengo, Santos etc.) gostaria de ir ao Estádio.
No último ano tentei mais uma vez e me arrependi amargamente. Fui ver Avaí x Flamengo e deixei o estádio no intervalo. Os torcedores (Ressacada, Scarpelli ou qualquer outro estádio do Brasil, imagino) consideram uma ofensa alguém ir ao "seu" estádio sem torcer para o time local. Nem sei porque abrem ingressos para os visitantes. Portanto, ir ao estádio ver o Neymar, o Ganso, o Ronaldinho Gaúcho, o Adriano e outros craques  (independente de qualquer rivalidade, já que não é possível haver rivalidade entre os times locais e o Flamengo, o Santos, o Corinthians etc.) é empreitada de alto risco.
Ainda bem que existem os bares (não só por isso)!!!
Uma pena.

Nenhum comentário: