terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fortaleza - Maior torcida do Estado

Uma pesquisa Lance-IBOPE (publicada hoje) acaba de confirmar o que todo mundo já sabia. A torcida do Fortaleza (o meu Tricolor de Aço) é a maior do Estado do Ceará. É também a 16a. maior torcida do Brasil. A segunda maior torcida do Estado é a do Flamengo e a torcida da mundiça (Ceará) ficou apenas em terceiro lugar... hahahahahaha.... E mais ainda, o Fortaleza é o time do povão... Ou seja, o IBOPE, esta semana, foi só alegria (Não esqueçam do crescimento da DILMA e a queda do ex de São Paulo). Abaixo a matéria do Lance.


Fortaleza supera o Flamengo no Ceará e deixa o Vozão para trás
Torcida do Ceará, porém, é maioria entre os que têm maior renda no estado cearense

LANCEPRESS!

Cerca de dez anos atrás, em alguns Campeonatos Brasileiros, o Flamengo mandou alguns jogos em Fortaleza. O resultado sempre foi de casa cheia. A opinião geral era de que a massa rubro-negra era a maior torcida do Estado. Mas a pesquisa LANCE!-Ibope mostrou pela primeira vez a distribuição de forças no Estado. E o Flamengo está só em segundo lugar, tecnicamente empatado com o líder.

O Fortaleza tem a maior torcida do estado, com 16,7%, apenas 60 mil pessoas à frente do Flamengo, que tem 16% e 250 mil à frente do ceará, que possui 13,7%. A seguir vêm Corinthians (6,5%) e Palmeiras (5,2%).

Nacionalmente, o Fortaleza também está na frente do Ceará. Sua vantagem de 400 mil torcedores está basicamente nas cidades médias e grandes, e, sobretudo, nas camadas mais populares. Nas capitais, o Tricolor tem mais torcedores: 2,0% contra 1,2%. Mas nas periferias, quem ganha é o Alvinegro: 1,3% a 0,8%. No interior, ambos tem pouca torcida: 0,1%.

O Tricolor tem uma torcida mais velha que o Ceará, com índice superior ao rival nas faixas etárias entre 35 e 49 anos (0,9% contra 0,3%) e acima de 50 (0,5% contra 0,3%). Nos jovens até 15 anos, o Ceará supera o Fortaleza: 2,1% contra 1,6%.

Em escolaridade, o Ceará só supera o Tricolor entre os que têm ensino superior: 0,5% a 0,2%.

Em termos de situação econômica, o Ceará vence com folga entre os mais favorecidos. Nas famílias que ganham 10 salários mínimos ou mais, tem 0,6% contra menos de 0,1% do rival. O Fortaleza vence com folga na camada mais popular, com renda inferior a 1 salário mínimo por mês: 2,0% a 1,3%.

Nenhum comentário: